Um dos mais aclamados fabricantes de facas para caça, sobrevivência e bushcraft provém da Suécia, na península escandinava. A Fällkniven é um sinónimo de qualidade mas sobretudo de durabilidade graças ao emprego de materiais de alta resistência e uma aprefeiçoada técnica de fabrico acumulada em mais de 25 anos.

fallkniven-logo

De facto foi em 1984 que a empresa foi fundada mas o seu objecto social era apenas o de importação e comércio de cutelaria. Foi em 1987 que iniciaram a produção dos seus primeiros modelos que desde cedo cativaram os entusiastas da caça e práticas de sobrevivência, definindo gradualmente conceitos de facas que se tornaram verdadeiros standards.

Fällkniven é uma palavra composta sueca que significa “canivete” ou “faca dobrável” para ser mais literal. Lê-se Fal-que-nei-ven e apresenta-se geralmente num logótipo oval ilustrado com uma versão da sua mais famosa faca: a Fällkniven A1. Embora o fabrico dos primeiros modelos fosse realizado em Solingen, na Alemanha, actualmente todas as facas são fabricadas no Japão, muito devido à mudança dos aços utilizados para fabricar os variados modelos da marca.

Os materiais utilizados nas lâminas são basicamente o VG-10 e o 3G. Este último é considerado pelos responsáveis da marca como o melhor aço do mundo. O VG-10 é uma liga de extraordinárias capacidades, muito mais barato que o 3G, e equipa o segmento base de praticamente todas as facas desta marca. Encaremos as versões com lâmina em 3G como de luxo ou de uso para além de extremo.

As facas militares A1 (em duas tonalidades de lâmina) e versão negra da F1

As facas militares A1 (em duas tonalidades de lâmina) e versão negra da F1

Em 1995 a Fällkniven F1 foi testada, aprovada e adoptada pelos pilotos da força aérea sueca e é hoje a sua faca de sobrevivência oficial. Paralelamente, no segmento da caça, a Fällkniven H1 é considerada uma das melhores facas que um caçador pode ter neste segmento de preço. Em 2000, os modelos F1 Black e S1 Black foram, com sucesso, aprovadas também pelos pilotos da força aérea e marinha Americana.

Links externos:

Fonte: Wikipedia e Site oficial