Uma coisa é inegável: para o leigo uma faca de mato de avultadas proporções é uma “faca do rambo” – tal como o termo água mineral sem gás é popularmente substituído por “água do luso”. Mas hoje irei falar das verdadeiras facas do Rambo, ou pelo menos, das reproduções exactas às que foram usadas nos quatro filmes da saga protagonizada por Sylvester Stallone.
Tudo começou aqui e uma faca foi imortalizada num filme que, discutívelmente, é aclamado como o melhor da série. O seu desenho teve mão do próprio Stallone durante a preparação dos adereços para o filme. A sua silhueta evidencia uma lâmina de perfil estilo Bowie e uma inconfundível serrilha de passo largo no dorso. Não obstante desta serrilha ter uma utilidade duvidosa, contribui de forma decisiva para o aspecto final da peça. O seu comprimento é de 355 mm com lâmina de 228 mm e 6.5 mm de espessura. O acabamento é feito parte polido e parte esmerilado; o punho é cilíndrico e cordado com fio verde. Vendida com baínha em pele natural castanha.
O segundo filme recuperou o formato da faca original mas colocou-a sob efeito de “esteróides”, passo a expressão. A lâmina torna-se mais larga e foram reformulados alguns aspectos de cariz cosmético: o punho é agora cordado a negro, conta com (o que parece) um quebra-vidro no pomo da empunhadura. A parte central da lâmina é pintada agora a negro anti-reflexo e a baínha apresenta-se fabricada em couro natural preto. No interior do punho poderemos encontrar alguns acessórios de sobrevivência dentro de uma caixa estanque.
Se a evolução da primeira para a segunda faca foi ligeira, o mesmo não acontece da segunda para a terceira. Até ao momento esta era a faca maior, mais pesada e de desenho mais elaborado. A forma da lâmina está lá, a serrilha ainda figura em cena mas parece que quer desaparecer e a desproporção do tamanho da lâmina em relação ao resto da faca é compensado pelo exagerado anel de guarda e pelo prolongamento do pomo. O impacto visual desta faca é inegávelmente maior do que as predecessoras e a sua ergonomia é, em teoria, maior – mas coloca-se em causa a versatilidade de uma faca tão grande. De qualquer forma, esta é uma faca para aparecer no grande ecrã e ser icónicamente famosa, não para ser usada. O cabo é agora em madeira com acabamento a meio-brilho, e a faca vem acompanhada de uma baínha castanha em pele natural.
A faca usada no mais recente filme do ex-boina verde mais famoso do mundo não dá continuidade à crescente exuberância das facas anteriores, mas reforça as exageradas dimensões e peso do modelo anterior. Esta faca (ou mais precisamente cutelo) conta com uma estonteante lâmina em aço carbónico 1060 com um comprimento de 450 mm e uma espessura de 6.5 mm. Sendo a original manufacturada a partir de uma peça única de aço, também todas as reproduções realizadas pela Master Cutlery são forjadas e moldadas à mão, tornando esta na mais cara da série, ao lado da faca Rambo III. Esta “menina” é dez vezes mais bonita quando pegada do que vista numa imagem e falo-vos de experiência própria. O cabo é revestido a tiras de couro negro e esta peça é vendida com uma baínha em couro castanho para colocar ao cinto.
A reprodução levada a cabo pela Master Cutlery de todas estas peças é de um rigor absoluto, dignas de exposição num museu. Dos quatro modelos foram feitas duas edições: Standard e Signature Edition. Esta última apresenta peças numeradas e de edição limitada a poucos milhares para todo o mundo (entre 5000 e 10000 consoante o modelo). Ainda existe uma edição de aniversário de edição ainda mais limitada mas apenas disponível na faca Rambo I e Rambo III. Tal como qualquer outra peça de colecção, quanto mais limitada é a edição mais forte é o investimento e o valor que se obtém.
Qualquer que seja a edição o rigor de fabrico é excepcional e enquanto os modelos referentes aos três primeiros filmes transparecem perfeição, a do quarto e último filme revela um trabalho diferente, mais rude e irregular mas não menos belo e digno de admiração.
Brevemente (dentro de 15 dias, no máximo) vamos receber alguns exemplares dos 4 modelos em edição assinatura da Master Cutlery. Como não são muitos estamos a aceitar pré-reservas para que os que estão verdadeiramente interessados possam adquiri-las mais oportunamente. Enviem-nos um e-mail a pedir mais informações e a solicitar reserva.
Mais informações/fotos: Site oficial Master Cutlery
9 Resposta para "As míticas facas do Rambo"
Simplesmente as facas do Rambo eram e continuam sendo espetaculares,pelo seu designer;e o que seriam dos filmes do Rambo sem as facas.Elas são o meu sonho de consumo!
Para quando Benchmade?
Para já a Benchmade caiu nas nossas prioridades. Contudo, a nível de novas marcas vamos voltar a ter em breve artigos SOG.
Se vendessem Benchmade teriam aqui um cliente para muitas compras
Outras marcas a considerar :
Masters Of Defence
Blackhawk
Buck
Walther
Entre outras marcas americanas de qualidade,Schrade,Kershaw,Al Mar,Microtech,etc.
E maior escolha nas Spyderco
estas facas são de colecionador, ou servem para caça!
São facas funcionais, se é isso que pretende saber. Contudo não são práticas para esse mesmo propósito e existem soluções no mercado bem mais eficazes e duradouras. Por isso diria que sim, estas são mais para coleção não obstante de serem facas que possam ser utilizadas num âmbito real.
¨… não para ser usada.¨
Discordo, passei 22 dias no Pantanal (Aquidauana) com uma United Cutlery Rambo (Hibben) 3 e ela aguentou o tranco e mais um pouco. Além de ter aguentado tudo quanto foi serviço dificil (por exemplo, cortava peixes grandes sem muito esforço como se fosse lambari) fez o maior sucesso junto com a população local e até com outros turistas. Vale lembrar também que a faca do CIGS é do mesmo tamanho e quase do mesmo formato, só não é tão bonita e famosa. Lógico que a faca do exército deve aguentar um pouco mais, e pelo que eu ví (nas mãos de um militar) só bem pouco mais. Abraços.
Só para complementar o que eu disse anteriormente, tenho todas as facas do Rambo produzidas tanto pela Master Cutlery quanto pela United Cutlery. São todas facas da mesmíssima qualidade e excepcionais. Mas de fato as Rambo 1 e 2 por terem cabo oco são mais indicadas para se colocar na estante. Não vão aquentar o tranco ( e para quem acampa ou já foi para a Amazonia ou o pantanal, já sabe o que estou falando) como as Rambo 3 e 4 que são ¨full tang¨, ou seja, feitas com uma peça única de aço de ponta a ponta.
Boa tarde Paulo Itamonte,
gostaria de saber onde você comprou as facas? Se foi em algum site ou foi em loja… Coleciono facas e a do rambo procuro a um bom tempo, mas nunca achei uma que vale-se a pena comprar! Se me fizer esse favor irei agracer muito.
Obrigado
Responder