A Kiwi em fibra de carbono vem consistir em mais um exemplo da nova aposta neste novo material para cabos

A Kiwi em fibra de carbono vem consistir em mais um exemplo da nova aposta neste novo material para cabos

E foi precisamente no stand da Spyderco que vi pela primeira vez “Prototypes – Please no Photos” (de facto, havia a proíbição na feira de tirar fotografias mas ninguém ligava). Cumprida a vontade do fabricante não tirei fotografias mas posso acrescentar que nestes protótipos figuravam canivetes com cabo transparente (possivelmente em resina), formatos de lâminas com ponta revirada para cima (ao estilo bowie), cabos com aspecto “escavacado” e rugoso e um projecto interessante de lâminas em (ou com) fibra de carbono. Estas são apenas alguns aspectos soltos que podem vir a fazer parte da próxima colecção da Americana.

A nova Kukuri - pouco convencional

A nova Kukuri - algo inconvencional mas interessante

Na colecção de 2009 são de destacar vários modelos com cabo camuflado (nomeadamente do modelo Military e Para-Military), uma Native com punho em fibra de carbono, uma nova linha chamada de Police – pontiaguda e longa, ao estilo da Military mas mas fina, uma Delica com gancho para abertura rápida (de engate no bolso das calças) e a curiosa Spyderco Khukuri com um formato de lâmina pouco convencional baseado nas famosas facas Kukri. Existiam muitas mais novidades e para saber de tudo recomendo que visite o site oficial da Spyderco.

Na CRKT pudemos ver mais de perto as novidades já anunciadas no catálogo e algumas delas são bem supreendentes. A nova série Lift Off e a estranha (mas aparentemente eficaz) tesoura de caça Cross Over foram galardoadas com um prémio no evento Weld der Messer. A série Ignitor inova, recorrendo não só à característica de abertura rápida com sistema OutBurst como a uma nova medida de segurança chamada de FireSafe que impede a abertura acidental da lâmina. E no domínio das “coisas estranhas” temos a Hole in one, um canivete cuja lâmina rebate no eixo perpendicular ao eixo normal de fecho – no fundo, torce para o lado.

A poderosa Elishewitz F.T.W.S.™

A poderosa Elishewitz F.T.W.S.™

No ramo das facas profissionais a CRKT lançou apenas três modelos: a Hisshou, um punhal igualmente galardoado no Weld der Messer; a apelidada de indestrutível, Kommer IFB; e a Elishewitz FTWS – extremamente parecida com a M60 SOFTB mas mais comprida e com ponta Spear, entre outras diferenças.

Finalmente, na vertente IDWorks (multitools e ferramentas estranhas) a CRKT tem apenas uma novidade: Cicada. Uma combinação de lâmina, tesoura, lanterna LED e abre-cápsulas em formato oval, facilmente utilizável como porta-chaves.

Todos estes novos artigos podem ser reservados ou encomendados no site Navalhas.com, o qual devem recorrer também caso necessitem de mais informações.