[singlepic id=33 w=320 h=240 float=right]No domínio das facas e canivetes tácticos (uma das nossas áreas preferidas) as novidades foram bastantes. Desde os canivetes puramente concebidos para teatros de guerra aos meramentes inspirados na vertente militar, havia muito para onde olhar, contemplar e “largar muita baba”.

Como não gosto de esperar avanço já para uma das nossas marcas de eleição: Extrema Ratio (ER). O design destes senhores não deixa ninguém indiferente e hoje em dia são alvo de cobiça de outros fabricantes que, de forma reservada ou descarada, copiam aqueles traços que identificam estas peças italianas. Mas como é de conhecimento público, a Extrema Ratio não vive só de looks mas de eficácia e determinação. Para o público comum a MF1 e a MF2 vêm preencher o vazio existente entre as Light Folders (BF1, BF2) e as Heavy Folders (Fulcrum II, por exemplo). Lindíssimas e e já com a nova tendência de design da ER, bem presente em vários modelos como é o caso da nova RES, o canivete de sobrevivência e salvação com três lâminas independentes. Estas foram as novidades que mais saltaram à vista mas muitas outras ficaram por admirar – é uma questão de ficarem atentos ao site da marca.

[singlepic id=35 w=320 h=240 float=left] Também ainda da Extrema Ratio podemos enunciar a nova gama de facas de treino, pintadas em azul para diferenciar das suas equivalentes reais. Finalmente e só por curiosidade, mostro-vos a edição especial que a Extrema Ratio fez para a Lamborghini, canivete esse que é oferecido na aquisição do exclusivo supercarro Reventón. Este canivete, de edição limitada a 2000 exemplares, já estava presente em 2008 e por isso não foi novidade para nós mas é sempre bonito de ser admirado.

A Spartan é uma faca de lâmina móvel inspirada nas espadas usadas pelos Espartanos. Resumindo: não é para brincadeiras!

A Spartan é uma faca de lâmina móvel inspirada nas espadas usadas pelos Espartanos. Resumindo: não é para brincadeiras!

O stand da americana Cold Steel contou com a presença permanente do incansável Lynn Thompson, mestre de artes marciais e director da fabricante. Como novidades, e começando pelas lâminas móveis, vislumbramos a Spartan – um canivete de design inspirado nas espadas Kopis; e o Mini Lawman – a versão curta do canivete elaborado com o polícia americano em mente. Nas facas de lâmina fixa pudemos encontrar a nova série Mini Tac; a OSI – grande e poderosa; o punhal Kwaiken; a Pendleton Custom Classic, entre outas. A série de sprays de defesa Inferno também estava presente como novidade, assim como as novas espadas medievais para treino.

O lançamento destes novos produtos da Cold Steel está agendado para finais da Primavera ou início do Verão. Desta forma, muitos deles ainda demorarão um pouco a atingir a cadeia de distribuição mundial. Qualquer um destes artigos pode ser encomendado/reservado na loja Navalhas.com.