Hoje dou a conhecer com mais pormenor um artigo notável no mundo das facas de abertura militares. A CRKT (Columbia River Knife & Tool), tal como a maioria das melhore marcas de facas, tem um estilo bem próprio que as destingue das demais. E é na série M16 que tal estilo se revela mais.

Feitas originalmente como facas para uso casual ou desportivo, as M16 caracterizam-se pelo cabo ultra-leve em alumínio perfurado e envergando com orgulho o sistema de segurança AutoLAWKS. A série M16 militar surge como uma adaptação da série civil, com cores mais sóbrias e lâminas com acabamento preto matte.

Tanto nas civis como nas militares existem três medidas: 12, 13 e as 14 Big Dog. Todas com destinos diferentes mas com o mesmo factor de equilíbrio e elevado grau de conforto. São facas resistentes (graças ao aço AUS-8 de que são feitas as lâminas), muito leves e bastante agradáveis no que toca ao seu aspecto. O sistema AutoLAWKS destina-se a conferir à faca um poder e segurança acrescida, transformando o canivete de lâmina móvel numa faca de lâmina fixa – nada foi deixado ao acaso.

A lâmina Tanto e o cabo em alumínio perfurado conferem-lhe um aspecto único